A importância da alimentação
Os alimentos têm sua grande importância na vida das pessoas, já que, é através deles que retiramos os nutrientes e as vitaminas necessárias para a sobrevivência do homem. Os alimentos se dividem em menos calóricos e mais calóricos. Os menos calóricos, não podem faltar no organismo das pessoas, por que é ele que transmitem as vitaminas necessárias , fazendo com que ele funcione corretamente. E os mais calóricos são as massas, frituras, doces, etc. Que são os mais consumidos, sendo por causa deles, ocorre à obesidade e os problemas cardíacos. Entretanto esses alimentos ajudam a equilibrar o índice de massa corporal, que é a divisão do peso, pela altura ao quadrado.
Assim, vários médicos, aconselham a consumir frutas, e um bom exemplo, são as frutas cítricas, que também são de extrema importância, já que, contém vitaminas A, B e C, entre outras. Na laranja, contém vitamina C, que ajudam a prevenir os resfriados, e regularizar o intestino.
Conforme afirma a tese “A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA”sendo na adolescência, que constitui um período de suma importância. São nesta etapa que se tornam válidas as frases, “adolescente que se alimenta bem, será um adulto saudável” e “todo jovem necessita de uma alimentação sadia e equilibrada, tanto em quantidade como em qualidade.
Para seguir uma alimentação balanceada estão disponíveis dicas, tais como, não comer assistindo televisão, beber muita água, consumir frutas, verduras e legumes, e prefira sempre alimentos integrais.
Entenda que saúde, bem-estar e qualidade de vida na adolescência, são sinais de um adulto saudável.

Carência e excesso de alimentos
A carência e excesso de alimentos podem gerar doenças. No Brasil ainda há muitas mortes causadas pela desnutrição. Por outro lado, aumenta cada vez mais o número de crianças que estão acima do peso e têm problemas de obesidade.
Desde há muitos anos atrás se notaram a redução do consumo de cereais, verduras, legumes, frutas e o aumento da ingestão de gordura, ovos, carnes, leite e de alimentos industrializados.
O comer excessivo sobrecarrega todo o organismo, provocando insuficiência dos sistemas, intoxicações e doenças gerais. No sistema digestivo, além do desconforto, ocorre a má digestão. Ocorrem então os sintomas, sendo cansaço, sonolência e desconfortos.
Também provoca a obesidade e suas graves complicações: colesterol elevado, problema no coração, diabete, entre outras.
A necessidade calórica de um jovem adulto de
Gasto energético básico (para as necessidades vitais)
Para cada quilograma de peso são necessárias 1,3 kcal para cada hora.
(1,3 x 24 x 70) = 2184 Kcal.
Outra maneira é: Nosso organismo utiliza em torno de 33 calorias por dia para todos os kg de peso, para as necessidades básicas.
(33 Kcal x
Para um moderamente ativo:
Para cada hora de treino são necessários em média 8,5 kcal para cada kg de peso, então:
(8,5 x 0,5 x 70) = 297,50 Kcal
Isso significa que, para cada dia, o individuo necessita de mais 297,50 Kcal para realizar algum tipo de atividade. Então, sua dieta totalizaria, sendo ele moderadamente ativo, em 2184 Kcal ou 2310 Kcal por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário