terça-feira, 28 de abril de 2009

Princípios da adaptação

Caminhada
Para a realização da caminhada o nosso corpo precisa se adaptar para fazer a realização da atividade física. Nosso organismo não esta pronto para ter um grande esforço. Primeiramente é preciso ir de vagar e não se desgastar muito no começo, se não em vez da caminhada nos trazer benefícios ela nos causará problemas. A caminhada nos traz vários benefícios sendo eles muito bons para termos uma vida melhor, sendo eles: a diminuição da pressão assim diminuindo o estresse; diminuição da obesidade sendo um grande fator prejudicial a saúde do ser humano; maior potencia na circulação sanguínea; as células começam a proporcionar mais energia para músculos , que ficam mais fortes, diminuindo a acumulo de acido lático; a freqüência cardíaca em repouso fica mais baixa, já que o coração esta mais forte e capaz de bombear maior quantidade de sangue por batida.
A caminhada pode até mesmo aumentar em anos a vida das pessoas. Após um longo tempo de treinamento o nosso corpo esta pronto para fazer caminhada de longas distancia. Mas não adiantaria nada fazer caminhada se a alimentação for ruim. A nossa alimentação é um dos fatores essências para ajudar na hora da caminhada. O nosso organismo precisa de muita vitamina juntamente com muita água para podermos ter a energia necessária para realizar o esporte.



















Relação com doenças degenerativas e atividade física

Podemos observar principalmente um aumento acentuado da mortalidade causada por doenças crônico-degenerativas. Pois estes novos hábitos de vida possibilitaram o aparecimento de um conjunto de doenças que são relacionadas às condições de vida próprias desta nova sociedade. A alteração qualitativa da ingestão alimentar, o aumento dos fatores estressantes, a diminuição da atividade física, e a obesidade são um dos grandes fatores para essa doença. Baseando-se nestas relações, este contexto busca organizar os conceitos e recomendações sobre atividade física e saúde com objetivo de tornar consensuais as informações sobre a prática de atividade física como forma de prevenção de doenças crônico-degenerativas. Assim a atividade física se configura como um fator positivo no combate desta doença.
Muitas destas doenças ocorrem devido à falta de exercício físico, um grande exemplo desta doença é a pressão alta (cardiovascular), ela pode ser evitada fazendo exercícios físicos sendo ela: a caminhada, a corrida, o alongamento, etc.
A falta de atividades para nosso organismo nos traz vários problemas. Sendo um deles o índices de mortalidade devido à falta de exercícios. Apesar de muito diferentes entre si, as Doenças Crônicas apresentam fatores de risco comuns. São poucos e podem ser prevenidos, sendo eles: colesterol elevado, tensão arterial elevada e obesidade.


Pressão alta


Atividade física na promoção da saúde e qualidade de vida no envelhecimento

Os cientistas enfatizam cada vez mais a necessidade de que a atividade física seja parte fundamental dos programas mundiais de promoção da saúde. Não se pode pensar hoje em dia em garantir um envelhecimento bem sucedido sem que além das medidas gerais de saúde se inclua a atividade. Alguns dados obtidos com atletas evidenciam que, apesar de não continuarem em um nível de atividade física eles possuem maior capacidade física do que seus companheiros não atletas.
Assim como aqueles que decidiram adotar um estilo de vida ativo, tem menor risco de doenças cardiovasculares e vivem mais (em torno de dois anos).
Em estudos feitos com vários pacientes foram classificados em três níveis de condicionamento físico (alto, médio e baixo). A “chave do envelhecimento bem sucedido” parece estar em
garantir um estilo de vida ativo . O alto nível de atividade física aos 65 anos de idade foi associado com um maior nível de sobrevivência aos 80 anos de idade. Uma grande quantidade daqueles que tinham um alto nível de atividades viveu ate seus 85 anos, enquanto somente uma pequena parte daqueles com baixo nível de atividades conseguiram sobreviver até essa idade.
Concluindo, para se ter uma velhice tranqüila e saudável é preciso de muita atividade física.